NOTÍCIAS

30/12/2022

Retrospectiva CNEC 2022

Rumo aos 80 anos de compromisso com a educação, o ano de 2022 foi repleto de novas perspectivas e grandes conquistas em toda a rede CNEC. Confira um pouco de tudo o que aconteceu por aqui!


A CNEC forma milhares de alunos todos os anos por meio das 74 unidades de Educação Básica, das 12 faculdades e dos 2 centros universitários da rede. Neste ano, nossas unidades realizaram as suas atividades com excelência, garantindo e cumprindo o nosso compromisso com o ensino e a aprendizagem dos estudantes.

 

Em 2022, ampliamos nossos métodos digitais, atualizando e modernizando ainda mais nossos aplicativos, desenvolvendo ferramentas e vários projetos visando ao aprimoramento dos processos de aprendizagem dos nossos estudantes e também das comunidades como um todo, tudo isso mediante videoaulas e cursos de formação continuada disponibilizados gratuitamente para todos em nossas plataformas.


Ressaltamos a grande dedicação e qualificação dos profissionais cenecistas, sempre em sintonia com os conteúdos essenciais propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com os diversos projetos que proporcionam o desenvolvimento humano e cultural. Entre eles, estão os que compreendem as habilidades interpessoais, a psicomotricidade e as atividades desportivas, que propiciam à criança e ao jovem o desenvolvimento necessário em cada etapa educacional.

 

Além do ensino convencional em salas de aula, a CNEC possui plataforma digital de aprendizagem própria, a CNEC Digital. Por meio do site ou aplicativo, os alunos têm acesso ao conteúdo estudado em sala de aula, aos exercícios, aos simulados, às videoaulas e videoconferências e muito mais. 


Ainda durante o ano, tivemos mais uma edição dos simulados preparatórios para a OAB e para o Enade, além  da 10ª edição do tradicional curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio que movimenta as nossas unidades escolares, o Esquenta Enem. Os cursos preparatórios e simulados totalmente on-line foram disponibilizados pela plataforma de streaming da CNEC, o CNEC Play, e puderam garantir um preparo de excelência aos alunos da rede e também aos alunos não cenecistas, que puderam usufruir das dicas dos nossos professores durante as aulas on-line.


No entanto, nada disso seria possível sem o envolvimento de milhares de pessoas, especialmente nossos mais de 20 mil alunos e 2 mil professores da Educação Básica e do Ensino Superior, que utilizaram a plataforma e o aplicativo CNEC Digital diariamente no decorrer de todo o ano de 2022.


A dedicação de nossos alunos e professores apontou grandes resultados:

 

  • 86.861 publicações na plataforma CNEC Digital, das quais:

    • 80.238 posts normais

    • 3.801posts de atividades

    • 395 posts de redação

    • 1349 posts de videoaulas ao vivo pelo CNEC Meet

    • 1.078 posts de videoaulas ao vivo para os Estudos Orientados Online, totalizando 1.288 horas assistidas por meio das videoaulas

  • 2.603 simulados aplicados

  • 424.686 mensagens trocadas pela ferramenta de chat

 

Esses são os dados alcançados através da nossa plataforma CNEC Digital apenas durante o ano de 2022, afirmando, mais uma vez, que educação e tecnologia andam juntas a favor do conhecimento. Aliados a técnicas e metodologias ativas de ensino e aprendizagem, garantimos uma educação sólida e uma formação plena aos nossos estudantes.

 

Diante desse grande desafio de formar cidadãos para um mundo melhor por meio da educação, incentivamos ainda mais todos os colaboradores a desenvolverem continuamente competências além das suas próprias qualificações e habilidades. 

 

Assim, a fim de compartilhar a prática educacional, alinhado-a a experiências e expectativas futuras, a rede CNEC teve a oportunidade de organizar o Encontro de Lideranças Educacionais CNEC - ELEC 2022, realizado em três cidades e em datas distintas, para que pudesse haver o deslocamento e a convergência das vivências de todos os nossos diretores e coordenadores de instituições educacionais da CNEC em todo o País. Assim, geramos uma troca de experiências significativa entre os gestores das unidades CNEC de Educação Básica, Ensino Superior e da mantenedora, proporcionando a reflexão a respeito das competências essenciais, a orientação em suas análises, a interpretação assertiva de dados e a agilidade para a tomada de decisões.

 

E neste momento, com o trabalho em conjunto entre as equipes da Coordenação de Educação Básica da CNEC - CEDUC-EB, do time de Comunicação e Marketing da CNEC, da equipe financeira, de infraestrutura, de compras e das equipes pedagógicas e institucionais em prol do desenvolvimento de nossas unidades, estamos realizando a revitalização dos nossos espaços escolares, a fim de garantir aos nossos alunos e colaboradores grandes experiências de conhecimento e bem-estar. 

 

A rede CNEC acredita no fato de que estar em um ambiente produtivo e ao mesmo tempo acolhedor contribui de forma enriquecedora na capacitação e formação de cidadãos conscientes e aptos a desenvolverem as propostas educacionais com o entusiasmo necessário para a busca do conhecimento.

 

E não paramos por aí. Para fechar o ano com chave de ouro, é com muita satisfação que anunciamos o retorno das atividades de 07 instituições educacionais da rede.


Por fim, cabe relembrar que nossas unidades de Educação Básica e Ensino Superior estão de portas abertas para receber toda a comunidade cenecista. Todos os pais e/ou responsáveis estão convidados para nos visitar e conhecer o propósito de uma rede educacional comprometida com o preparo para o futuro pessoal e profissional do aluno em todas as etapas do conhecimento. Venha ser CNEC você também! E, juntos, vamos construir um futuro brilhante por meio da educação!