NOTÍCIAS

04/12/2018

Educação a Distância e o futuro das profissões

Modalidade de ensino cresce e apresenta tendência da Educação e do mercado de trabalho para os próximos anos

Um a cada quatro alunos do Ensino Superior no Brasil optam pela praticidade da Educação a Distância (EaD). A modalidade ganha espaço no mercado privado e tende a ser mais do que uma alternativa de estudos flexíveis e mais barata nos próximos anos.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de estudantes matriculados em um curso a distância aumentou em 17,6% entre 2016 e 2017.  A expectativa é que o volume esteja próximo ao do ensino presencial nos próximos anos.

“O mercado de trabalho está mudando e exigindo que o profissional esteja voltado ao desenvolvimento de habilidades e não mais na construção de conhecimento com foco na obtenção do diploma. Os cursos a distância foram concebidos sob a ótica da praticidade não só na forma de estudar, mas nas matérias ofertadas”, explica o supervisor comercial da região sudeste do EAD UNICNEC Danilo Souza.

De acordo com o supervisor, a escolha das disciplinas que compõem as Graduações a Distância leva em conta as demandas de mercado para proporcionar mais rapidez na contratação dos formandos. Por terem um modelo diferenciado de produção de conteúdo, os cursos da modalidades têm a facilidade de adaptação tempestiva.

“Estamos sempre de olho nas inovações de cada profissão. Na medida em que o papel do profissional sofre mutações, as aulas são regravadas, o material é reescritos e ambos são disponibilizados em tempo ágil para as próximas turmas. Não há risco de defasagem”, pontua Souza.

 A familiaridade com o ambiente virtual também será prerrogativa para os próximos anos. Especialistas apontam que o futuro das profissões está diretamente ligado ao alto conhecimento da tecnologia como ferramenta de trabalho, ainda que não seja ligado à atividade fim.

“Nada mais de inserir nos currículos apenas cursos básicos de editores de textos e planilhas. Quem quiser ter boas oportunidades terá que compreender os processos inovadores que facilitam o trabalho e propiciem o aprimoramento de técnicas”, descreveu o presidente do Sindicato das Indústrias da Informação, Ricardo Caldas em artigo publicado no Portal NBN Brasil.

Neste contexto, a Educação a Distância cumpre seu papel de doutrinar os novos profissionais ao hábito de usar as ferramentas tecnológicas para gerar, adquirir e compartilhar conhecimento, além de incluir a gestão as informações na rotina de trabalho de forma dinâmica e sistêmica desde a fase de formação.

Entre as prerrogativas, estão também a possibilidade de trocar experiências e solicitar apoio aos tutores e colegas em ambiente virtual, sem abrir mão da garantia de diploma reconhecido e de qualidade chancelada pelo Ministério da Educação.