Acessibilidade

Acessibilidade

Os portais da CNEC foram desenvolvidos em observação às normas de usabilidade e acessibilidade, respeitando o eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), que está alinhado às recomendações internacionais e estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais. O site apresenta vários recursos para facilitar o acesso ao seu conteúdo para qualquer cidadão, entre eles:

Tamanho da fonte

O site conta com um plugin específico que permite a alteração do tamanho da fonte nos principais textos dos portais. Para utilizar o recurso, basta clicar no símbolo “-” ou “+” para aumentar ou diminuir a fonte:

Tradução para LIBRAS - VLibras

O VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Caso você esteja acessando por um computador, clique na aba flutuante disponível em nossos sites:

Tradução para LIBRAS - VLibras

Caso esteja acessando este site via celular, visite site do VLibras e faça o download do aplicativo.

Alto Contraste:

O recurso, além de contribuir para diminuir o "cansaço visual", é uma opção para pessoas com médio ou grande déficit visual. Ao ativar essa opção, a página passa a ter um fundo totalmente preto e as letras ficam na cor branca. A ferramenta pode ainda ser associada à alteração no tamanho das letras. Quando acionado, em seu lugar surge a expressão "Cores originais", para que se possa voltar ao colorido comum.

O recurso fica disponível ao clicar no o item “Alto Contraste”, ou ao digitar as teclas de atalho Alt + Shift + C.

Alto Contraste

Atalhos

Adotamos os mesmos atalhos do governo federal são:

  • Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
  • Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
  • Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao rodapé do site.
  • Teclando-se Alt + 4 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.

Esses atalhos valem para o navegador Chrome, mas existem algumas variações para outros navegadores.

Para quem prefere utilizar o Internet Explorer, será preciso apertar o botão Enter no teclado, após uma das combinações acima. Portanto, para chegar ao campo de busca interna, será preciso pressionar Alt+3 e depois a tecla Enter.

No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.

Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.

No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

Leis e Decretos sobre Acessibilidade

Leitores de Ecrã :

Um leitor de ecrã é uma aplicação que tenta identificar e interpretar o que está sendo apresentado no ecrã (independentemente da presença ou não de um monitor de vídeo). Esta interpretação é reapresentada ao usuário sob a forma de texto convertido para voz, ícones sonoros ou um dispositivo de saída Braille. Os leitores de ecrã são uma forma de tecnologias de apoio (TA) potencialmente úteis para pessoas que são cegas, deficientes visuais, analfabetas ou com deficiências na aprendizagem, muitas vezes utilizadas com outras TA, tais como lupas de ecrã.

Para quem utiliza o navegador Chrome, indicamos o Select and Speak, mas existem inúmeras opções de extensões de acessibilidade para os produtos do Google aqui e na loja do navegador Chrome. Já para o navegador Firefox, as informações sobre acessibilidade estão disponíveis aqui.

Dúvidas, sugestões e críticas

No caso de problemas com a acessibilidade em um de nossos portais ou se for possível ajudarmos em algo mais, favor enviar email para cnec@cnec.br.