NOTÍCIAS

23/10/2018

Conheça os bastidores do EAD UNICNEC

Produção, criação, diagramação, gravação e outros departamentos atuam na geração de conteúdo e gestão dos cursos de EAD da UNICNEC

A modalidade de Educação a Distância (EaD) é uma alternativa de ensino prática e eficaz de conquistar o diploma de nível superior. A relação entre aluno e professor ocorre por meio de ferramentas online, que são disponibilizadas por uma equipe multidisciplinar. Antes do material chegar até o estudante, caminha por diversos processos de produção. Preparamos para você uma matéria explicando alguns procedimentos utilizados ao decorrer de um trabalho elaborado pela equipe EAD UNICNEC.

Para elaboração dos materiais, os professores são capacitados pela equipe multidisciplinar do Centro de Educação a Distância CNEC (CEAD), em quando recebem o manual detalhado com as informações sobre a didática da modalidade, ficam em constante comunicação na assessoria do coordenador e com a Coordenação de Produção de Material Didático.

Após a redação do conteúdo, a revisora linguística faz as correções necessárias e adaptação do texto para que se torne mais dinâmico e fácil de compreender. Em seguida, a equipe de diagramação transforma os números em gráficos, os exemplos em imagens e destaca as parte mais importantes de serem interpretadas.

A edição do material enviado pelo professor(a) passa ainda pela fase de criação de artes exclusivas para apresentação das disciplinas, inserção de links, vídeos, áudios e demais materiais abordados pela disciplina. Os principais tópicos são transformados em fóruns e materiais para downloads dos alunos.

Na edição do áudio e do vídeo, é desenvolvido o story board, tratamento de áudio, ajuste de cores, corte final e pós-produção, criação de elementos gráficos, criação de animações e outros. O próximo passo é a acessibilidade, que passa pelo estudo dos sinais para tradução do vídeo, treino interpretação, gravação da tradução e interpretação da vídeo aulas.

Por fim, O material didático é hospedado no ambiente virtual, composto por páginas de conteúdo configuradas em unidades semanais - textos de autoria do docente, vídeo aulas, textos complementares, vídeos externos e atividades, síncronas e assíncronas, bem como a indicação de bibliografia básica e complementar.

Além dos processos técnicos, há uma equipe de Tecnologia da Informação, atendimento, call center, tutores, técnicos-administrativos e comercial para garantir o melhor atendimento desde a apresentação do curso ao recebimento do conteúdo à compreensão da disciplina ofertada.