NOTÍCIAS

23/10/2018

Acadêmicos do EAD/UNICEC visitam Complexo Eólico

Alunos puderam conhecer o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) instalado em Osório (RS)

Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do EAD/UNICNEC, realizaram uma visita técnica ao Complexo Eólico de Osório-RS, no dia 11 de outubro. Na oportunidade, os acadêmicos foram orientados quanto ao funcionamento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) aplicado a um Complexo Eólico, que é caracterizado por um conjunto de parques de geração de energia elétrica, a partir do vento.

Durante a visita, cinco alunos puderam conhecer o Sistema que envolve requisitos legais, controle de documentos, indicadores de riscos, qualificação de fornecedores, gestão de aspectos/impactos, perigos e riscos.

Para diminuir o risco ambiental, foram adotadas estratégicas que vão desde a instalação de infraestrutura com eficiência energética, monitoramento de fauna, flora, recursos hídricos, controle de acesso, atendendo a normas de segurança ambiental e do trabalho, gerenciamento dos resíduos gerados no complexo eólico, entre outros.

De acordo com o coordenador do Curso, Igor de Souza, essa aproximação com o ambiente de trabalho é relevante, visto que estes, passam a se apropriar cada vez mais das diferentes possibilidades de atuação profissional. “Foi bastante positivo. Os acadêmicos consideraram pertinente a visita realizada, bem como sugeriram a realização de mais visitas técnicas como esta”, conta.

No momento, estão sendo roteirizadas outras visitas técnicas, a ocorrer em diferentes municípios, onde o EAD UNICNEC possui polo de apoio presencial.