NOTÍCIAS

30/08/2018

6 Dicas para escolher o seu curso de Graduação

Escolher um curso superior que mais combina com você e que vai orientar a sua carreira é uma das decisões mais importantes para iniciar a vida profissional.

 A maioria das pessoas escolhem pelo curso ainda bem jovens e por isso, antes mesmo de definir a profissão, é preciso escolher a graduação que vai te levar a ela. Para ajudar nesse momento, o separamos seis dicas para quem pretende cursar uma faculdade. 


1 - CONHEÇA SEUS INTERESSES E HABILIDADES

Toda escolha exige autoconhecimento. Com a graduação não é diferente. Por isso é preciso parar e refletir sobre qual área mais chama a sua atenção. Conhecer quais são as suas afinidades e seus potenciais podem ajudar a identificar carreiras que mais se aproximam de suas habilidades.

Para ver se o que você percebe de si mesmo é o mesmo que os outros percebem, invista em uma conversa com pessoas próximas – amigos e família – e peça para citarem três características que eles notam em você. É possível que as respostas surpreendam. 

2 – MAPEIE COMPETÊNCIAS

Nessa etapa de reflexão é preciso entender quais são as competências e habilidades que são mais fortes em você. É necessário também refletir sobre quais são as habilidades que você tem hoje e quais são aquelas que você vai precisar desenvolver, dependendo do curso e do caminho escolhido. Você pode se questionar sobre onde quer estar em cinco anos. Se você se vê trabalhando dentro de uma empresa ou em um negócio próprio. Se quer trabalhar em um laboratório, ou com alguma atividade ao ar livre. 

3 - CONVERSE COM PROFISSIONAIS DA ÁREA ESCOLHIDA

Se você já tem em mente alguns cursos superiores para cursar, ter um momento com profissionais da área escolhida pode ajudar e muito na sua escolha. Nessa conversa, pergunte sobre o dia a dia da profissão, possibilidades de carreira, salário, entre outros. Algumas dessas respostas podem ajudar você a optar por um ou outro curso.

4 - PARTICIPE DE FEIRAS ACADÊMICAS E DE PROFISSÕES

Em períodos próximos de vestibular, instituições de ensino promovem feiras de profissões. Vale a pena participar e conversar com alunos e professores dos cursos que você escolheu ou pretende conhecer melhor. 

5 - VEJA AS GRADES CURRICULARES DOS CURSOS

Tão importante como escolher o curso é buscar o que vai ser estudado nele. Por isso, analise a grade curricular dos cursos de graduação que você tiver interesse. Uma dica é tentar contato com os coordenadores escolhidos e tirar dúvida sobre como funciona o curso, estágio, trabalhos científicos, entre outros. 

6 – PESQUISE TENDÊNCIAS DA PROFISSÃO

Um mesmo curso de graduação pode ter como destino diversas profissões. Por isso, ao optar por alguma área, pesquisa matérias na internet, tendências de carreira ou notícias sobre as possíveis profissões. Isso ajudará você a conhecer melhor a área escolhida e ver se é com ela que você se identifica.


http://www.faculdadesdaindustria.org.br/iel/6-dicas-para-escolher-o-curso-de-graduacao-2-30592-32862